quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Adeus casarão

O velho casarão de 1913 localizado na Rua Augusta com Dona Antonia de Queiróz não demorou para ser demolido. No dia seguinte ao post abaixo já estavam desmantelando seu telhado e na sexta  17 veio abaixo suas paredes. A estas horas suas janelas, portas, detalhes em ferro estão sendo vendidos como relíquias, mas o casarão para a cidade não era uma relíquia, porque ninguém conhecia sua história, seus ex- moradores e proprietários. Era simplesmente uma casa abandonada, aguardando decisão judicial para ser demolida. Logo as fundações levará deste local caminhões e caminhõe de terra para outros lugares e nesta área mais alguns subsolos para garagens surgirão e com colunas vem ai mais um edíficio.

Se muitos edifícios históricos, ou antigos, estão em estado de penúria é por causa da negligência dos órgãos competentes e pela falta de incentivo junto aos seus proprietários para que mantenham bem preservados. Vemos histórias na Europa e em outros países de pessoas que moram em edificações com mais de 1 mil anos. 

Vão-se as paredes de tijolos, ficam as fotografias que um dia fará parte de algum livro "São Paulo no inicio do século XXI".

DIGA NÃO A DEMOLIÇÃO!!!! Rua Augusta x Rua Antonia de Queiróz

Consolação

 Foto: Hélio Bertolucci Jr. © 20/12/2010

 Foto: Hélio Bertolucci Jr. © 20/12/2010

 Foto: Hélio Bertolucci Jr. © 20/12/2010
 Foto: Hélio Bertolucci Jr. © 20/12/2010

2 comentários:

Gabriela disse...

É muito triste ver o pouco valor que é dado para a história da nossa cidade. Uma vergonha! São Paulo tem um potencial histórico mto grande, porém pouco aproveitado. Uma pena.

Hélio Bertolucci Jr. disse...

Concordo com você, Gabriela. Mas, vamos fazendo nosso trabalho, aquele de criticas que desejo que sejam construtivas.