segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Parque Augusta

No último sábado (18) tomado de uma certa curiosidade fui conhecer a área entre as Ruas Augusta, Caio Prado e Marquês de Paranaguá, aberto ao público não sei por qual iniciativa e0  de nome ainda não oficial: Parque Augusta.

É uma área enorme com 24.000m2,  com bastante vegetação nativa - pensou eu - encravado no centro da cidade. Ali funcionou até os anos 1974 o Colégio Oiseaux  que foi demolido criminalmente. Naquele período foi declarado de utilidade pública, mas logo revogado para que os proprietários construíssem um hostel com 1400 quartos. Depois de 30 anos foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico.



De Paulo Maluf à Fernando Haddad, já surgiram vários projetos para o local. De hotel, a hipermercado, de estacionamento a grande conjunto de torres de apartamentos. Nenhum dos projetos saíram do papel.

Na década de 1980 instalava-se o Projeto SP, onde as principais bandas de rock brasileiras apresentava-se naquela lona de circo.

O certo é que a população se mobiliza e quer esta área verde preservada, já que a cidade é tão carente de espaços públicos e área verdes.

No próximo dia 25 a cidade comemora 461 anos e o digníssimo prefeito Fernando Haddack poderia entrar este parque mesmo sem que tenha ali feito alguma benfeitoria. Ali falta pouco para que isso se torne realidade.

O que se precisa já existem, árvores, arvores, árvores e muito espaço.

Ficam meus registros de como a população quer que este espaço sejam utilizado.












Fotos: Hélio Bertolucci Jr. (Todos os direitos reservados)












Nenhum comentário: