quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Tecnologia a favor da memória arquitetônica

Fica difícil conhecer tudo dentro do munícipio da cidade de São Paulo, pelo seu gigantismo e por sofrer transformações diariamente.  A cidade ainda não se recicla, se destrói em nome do consumismo e do "progresso".

Recém lançado, creio que o Google Street View veio se aliar a memória arquitetônica da cidade, já que o mapeamento não se atualiza diariamente. Sendo assim, podemos seguir daqui para frente aquela construção que foi demolida e como era.

O Google Street View, é um recurso do Google Maps e do Google Earth que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os usuários vejam partes de algumas regiões do mundo ao nível do chão/solo. Em áreas de pedestres, ruas estreitas e outros lugares que não podem ser acessados por carros são usadas as Google Bikes. Belíssimo trabalho!

Aqui no Brasil as cidades mapeadas foram São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e dentro de breve Porto Alegre como outros municípios. 

Ontem, recebi o e-mail de um leitor do blog comentando sobre a demolição de uma antiga casa perto de sua residência. Alan comentou: 

"Gosto muito do seu blog, sou um grande entusiasta da antiga e bela arquitetura de São Paulo!
Desde criança eu adorava a fachada desse lindo e bem conservado casarão, porém infelizmente ao passar por lá esse fim de semana reparei que demoliram o imóvel. Fiquei bem triste pois era uma memória que tinha desde muito pequeno, e ele esteve sempre bem conservado. É realmente uma pena o que fazem com a memória arquitetonica dessa cidade. Enfim, espero ter ajudado vcs em algo."

Com certeza ajudou muito! Seguido deste comentário veio a localização do imóvel através do Google Street View e com isso podemos deixar aqui arquivado a demolição de mais uma antiga residência (Rua Doutor João Morais, 37 - Liberdade) que desapareceu para dar lugar talvez a mais um estacionamento. Obrigado Alan pelo contato e informação.



Demolida

 Pelo que posso imaginar, este blog está sendo o primeiro e o pioneiro em utilizar as imagens e localizações do Google Street View como forma de guardar as memórias arquitetônicas da  cidade de São Paulo.


Um comentário:

Alan disse...

Eu que agradeço Hélio!
Fico feliz por sua grande iniciativa de criar esse blog, e feliz por poder ajudar! =) Bom saber que existem pessoas que ainda se preocupam.
Abraço!