terça-feira, 5 de março de 2013

A morte da casa azul

Outro dia comentando com um amigo do Flickr que elogiava este blog, eu disse: É, sinto-me desanimado em fazer aquele trabalho, a cidade é imensa, muito da história da arquitetura está sendo demolida e a gente não consegue acompanhar tudo. O rapaz respondeu ao comentário: "Com seu trabalho você está informando a população. Não desanime!".

Deixando o desânimo de lado, vamos aos acontecimentos tristes que aconteceram na última sexta-feira 01 de março com o desabamento da casa azul que ficava nas esquinas da Rua Condessa de São Joaquim e Avenida Liberdade,  com a morte de uma pessoa. Era um belo imóvel, daqueles que fazia a história do bairro.


Foto: Hélio Bertolucci Jr. © (Maio de 2010)

No domingo (24/02) passei na porta deste imóvel quando me dirigi a Rua Vergueiro. Nem sabia que ele estava fechado, pois até recentemente funcionava ali uma lanchonete e a construção estava bem conservada, e sempre bem pintada.

O que vi naquela noite foi o imóvel todo cercado com tapumes de lata e observando por uma de suas janelas, já estava sem telhado. Não vi nenhuma placa de empresa de demolição ou mesmo da autorização da Prefeitura para obras.

E o lamentável aconteceu! Com as chuvas da semana o imóvel desabou! Já observei que isto é uma prática  feita em antigos imóveis: tira-se o telhado e as paredes fragilizadas, com muitas infiltrações desabam.

É o que aconteceu com dois dos famosos imóveis na cidade: Castelinho da Rua Apa e o Palacete do Barão do Barão de Piracicaba, em Campos Elíseos.  Com certeza até algum tempo atrás os dois imóveis tinham telhados. Os dois mesmo fragilizados ainda resistem ao tempo e a sua sorte.

Segundo algumas reportagens, comenta-se que o imóvel passaria por uma grande reforma, mas no dia do desabamento ouvi no SPTV que o imóvel seria demolido para virar estacionamento. Tudo bem! A região é carente em vagas de estacionamentos devido a grandes campus universitários ali implantados nos últimos anos, mas como sempre tudo é feito sem um planejamento.

E uma  cidade que "se devenvolve" sem um plano diretor se transforma nisso, um amontoado de prédios, de universidades em ruas que não tem a menor infra-estrutura, principalmente a viária. É e Liberdade se transformou num caos.

Reportagens:

http://noticias.r7.com/sao-paulo/responsaveis-pela-obra-que-desabou-na-liberdade-podem-ser-indiciados-por-homicidio-doloso-05032013

http://noticias.r7.com/sao-paulo/prefeitura-embarga-obra-que-desabou-na-liberdade-e-multa-proprietario-em-mais-de-r-200-mil-04032013

http://noticias.r7.com/sao-paulo/policia-deve-ouvir-hoje-testemunhas-de-desabamento-de-casarao-no-centro-de-sp-05032013

http://noticias.r7.com/sao-paulo/proprietario-de-imovel-que-desabou-no-centro-de-sp-deve-prestar-depoimento-a-policia-nesta-segunda-feira-04032013




Um comentário:

sulapiesan disse...

O rapaz está certo, não desanime não!!!Teu trabalho é ímpar!!!