sexta-feira, 1 de julho de 2011

Imóveis históricos são tombados na Vila Mariana em SP

O mês termina com alguma boa notícia:
 --------------------------------------

Um conjunto de imóveis significativos da história da Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, ganhou nesta quarta-feira proteção do conselho do patrimônio histórico municipal.

Três casas em art noveau foram tombadas na rua dona Inácia Uchoa. Seu estilo arquitetônico, raro na cidade, pode ser reconhecido pelos elementos decorativos inspirados em formas orgânicas, como folhagens e flores.

Na mesma rua, o Mosteiro da Visitação de Nossa Senhora da Paróquia de Santa Rita de Cássia teve estudo de tombamento aberto, o que já garante proteção provisória contra modificações.

E na rua de trás, a área formada pelo Reservatório e Largo da Caixa D'água da Vila Mariana também teve estudo de tombamento aberto.

O local é vizinho do bar Veloso. Famoso pelas coxinhas e caipirinhas premiadas, lota suas mesas e até a rua que fica atrás da caixa d'água.

Segundo o Conpresp, órgão responsável pelo tombamento, os imóveis guardam características do início da urbanização do bairro, nas primeiras décadas do século 20, além de constituírem referência afetiva e de paisagem para os moradores.

Fonte: Folha - Cotidiano




Rua Dona Inacia Uchoa, Google Stret View

Passeando nesta rua pelo Google Street View, observei que existe este outro imóvel bastante interessante
e que talvez deveria ser tombado.


Google Street View

Um comentário:

Roberta Fonseca Winter. disse...

Boa notícia mesmo! Parabéns pela luta e pelo blog!