quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Será que agora vai?

Ontem, voltando de uma consulta médica, fui caminhando pela Rua Itapeva, na Bela Vista, quando avistei ao longe uma placa que pude visualizar "restauração".

Fui me aproximando e para minha surpresa a placa está na Rua Itapeva com a Rua São Carlos do Pinhal, no antigo complexo hospitalar Umberto Primo, ou Hospital Matarazzo.

Procurei na internet alguma nova informação, pós notícia da mídia de que o local seria transformado no Campus da PUC e nada achei.

Será que a Previ, proprietária do imóvel, resolveu restaurar tudo?

Contatei a Luana Freitas do blog "Hospital Matarazzo" e ela me disse que também não está sabendo de nada e que minha informação era uma surpresa.

Luana ficou de averiguar através de minhas fotos esta novidade.



Hospital Matarazzo, Rua São Carlos do Pinhal. Foto: Hélio Bertolucci Jr. ©
 
Hospital Matarazzo, Rua São Carlos do Pinhal. Foto: Hélio Bertolucci Jr. ©


Relembrando:

O hospital Matarazzo foi criado pela Societá Italiana de Beneficenza in San Paolo, que queria criar um hospital de qualidade para os menos favorecidos. Mais foi graças a várias doações de familias ricas que o sonho começou a se tornar real, o que mais se engajou nisso foi o conde Francisco Matarazzo.

Em 1904 foi criada a primeira ala, setor administrativo, a casa de saúde Francisco Matarazzo foi inaugurada em 1915, que tinha em seu slogan "que o dinheiro dos ricos se reverta na saúde dos pobres.

De 1904 até 1974 foram construidas 10 alas! No local graças a sua esposa, foi construido a Maternidade Condessa Filomena Matarazzo! O hospital era chamado também de Umberto I! Ele teve o primeiro banco de sangue do estado de SP, e atendia muitas pessoas. Firmou parceria com o INAMPS em 1970 e formou diversos profissionais. Mais por falta de doações e dividas em 1993 ele foi fechado e vendido para a PREVI.

Um comentário:

Unknown disse...

Faça um blogueiro feliz!!!!!!!!!
Estou esperando a sua visita já faz mais de dois meses,te sigo a mais de três!!!!