segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dia Mundial do Turismo


Apesar da cidade de São Paulo não ter praia e sequer alguma beleza natural dentro do seu município, é a cidade que mais recebe turista no Brasil. A cidade concentra grandes centros comercial de varejo e atacadista, assim como, inúmeras feiras nacionais e internacionais de negócios e eventos, trazendo não só o turista interno como de outros países.

Muitos destes turistas aproveitam esta oportunidade para conhecer os grandes, ou melhor, dizendo, os pontos turísticos mais famosos como: Avenida Paulista,   Masp, Museu do Ipiranga,   Teatro Municipal, Instituto Butantã, Mercado Municipal, Pateo do Colégio, Praça da Sé, etc.

O que poucos costumam observar como a arquitetura da cidade se desenvolveu durante anos e como as pessoas viviam e como vivem atualmente. Dos primeiros arranha-céus em concreto armado, as grandes torres envidraçadas. Das casas operárias aos grandes condomínios. A arquitetura e as ruas por si contam a história de nossa cidade, marcada por um progresso desordenado.

Resolvi listar alguns lugares pouco visitados e com grandes potenciais turísticos. Basta olhar a cidade com mais cuidado, para o lado, para baixo e para o alto, uma cidade que precisa ser melhor cuidada e preservada.

É um convite a observação da história arquitetônica dos bairros que compõe o cenário urbano da maior cidade da América Latina. 




Vila Itororó, no bairro da Bela Vista. Hoje, transformada em um dos maiores cortiços e que até o final do ano começará a ser  restaurada. É uma das construções mais deslumbrantes.

 Vila Itororó, bairro da Bela Vista


Caminhar pelo bairro de Higienópolis e ainda se deparar com algumas antigas residências




Higienópolis

Bairro do Pacaembú

Ruas pacatas e tranquilas no bairro do Pacaembú,

O art decô no Largo de Santa Cecília

A suntuosidade e o estilo florentino da Santa Casa de Misericórdia, recentemente tombada.
Bairro de Santa Cecília

Santa Casa de Misericórdia. Bairro de Santa Cecília


Palacetes no tradicional bairro da Bela Vista


Sobradinhos geminados na Bela Vista, perto da Av. Paulista


Antigos casarões no bairro da Liberdade. Saindo um pouco das decorações nipônicas


A tranquilidade do bairro da Aclimação


O bucólico bairro dos Campos Elíseos

Os bairros italianos da Mooca.

Mooca

casas geminadas em uma vila operária no bairro do Belém

E do Brás
O comércio da Zona Cerealista, Centro


Um comentário:

Hospital Matarazzo disse...

Prezado Hélio.
Belas fotos!!!!! Dá para perceber como a arquitetura (não só de prédios) fazem uma cidade mais bonita! Que bom que a Vila Itororó vai ser restaurada! Tomará que seje mesmo e que muitos outros monumentos também sejem!

Abraços,
Luana Freitas