sexta-feira, 23 de julho de 2010

Livro conta a história da fabricação da louça paulista

Acervo IEB/USP (Divulgação)

Livro reúne mais de 200 imagens, que ilustram a trajetória da indústria de peças finas entre 1913 e 1940
'Louça Paulista' conta história da primeira fábrica de porcelana em SP. Livro reúne mais de 200 imagens, que ilustram a trajetória da indústria de peças finas entre 1913 e 1940.

A obra resgata a história das principais fábricas produtoras de louças de pó-de-pedra instaladas na cidade de São Paulo, principalmente nos bairros de Vila Prudente, Lapa, Água Branca e Belenzinho, além de Mauá e São Caetano. A primeira fábrica paulista a produzir louças pó-de-pedra foi a Fábrica de Louças Santa Catharina, em 1913. A segunda a surgir foi a Grande. Na sequência, vieram outras, como as Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, a Cerâmica Santa Helena e a Porcelana Mauá. A história de 12 delas, com fotos de suas produções, é contada na obra. No caso das louças, o desafio era a produção de artigos com os diferenciais técnicos e estéticos característicos da porcelana europeia.

Louça Paulista – As fábricas de faiança e porcelana de São Paulo, de José Hermes Martins Pereira -
Imprensa. Oficial do Estado de São Paulo, Edusp e Museu Paulista - 292 págs. R$ 75,00

Divulgação

2 comentários:

Nilza Prata Bellini disse...

Muitíssimo bom esse blog.Cheio de detalhes, muito rico. Serei visitante assídua, sempre atenta, porque é no mínimo minha obrigação, como jornalista em São Paulo. Parabéns.

Hélio Bertolucci Jr. disse...

Oi Nilza,
Obrigado pelas visitas. Apareça Sempre!