quinta-feira, 22 de julho de 2010

Revitalizando e utilizando o distrito industrial

Mooca

Rua Borges de Figueiredo, Mooca.

A cidade de Zürique, na Suiça, está mais divertida. Um pouco distante do centro histórico, os galpões, as fábricas, antiga região industrial da cidade distante do centro financeiro, foram transformados no maior centro de diversão da cidade. Lá foram instaladas lojas, boates e restaurantes dos mais badalados. Um dos lugares mais balados é o Pul 5, espécie de área gastronônima instalada dentro de uma antiga montadora de automóveis. Perto dali está o Löwembraü, tombado e transformado numa espécie de complexo de arte onde funcionam cinco galerias, dois museus e uma livraria. (Saiba mais sobre a revitalização de Zürique).

É mais ou menos o que aconteceu com a região de Porto Madero, em Buenos Aires, no final dos anos 1980. Uma região degradada foi transformada na área mais nobre da cidade e um dos bairros mais exclusivos e caros. Lá estão os hotéis mais caros e o bairro se converteu em um centro comercial e de negócios onde é possível encontrar os melhores restaurantes, discotecas, cimenas, etc.

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou em 2009, "Porto Maravilha", projeto de revitalização da área portuária do Rio de Janeiro, com investimentos na ordem de R$374 milhões.

A idéia são intervenções como a revitalização da Praça Mauá e do Píer, novos calçamentos, iluminação pública, arborização das ruas da região e ainda a construção de um conjunto habitacional e da Pinacoteca do Rio.

Aqui na cidade de São Paulo, não existem projetos semelhantes, exceto o da Nova Luz que já demoliu inúmeros imóveis – inclusive históricos-, e ainda não saiu do papel em transformar aquela região em um novo pólo tecnológico.

Esta idéia de Zürique em transformar antigas fábricas e galpões em uma área cultural e gastrônomia, poderia ser aplicado na Mooca, especificamente na região da Rua Borges de Figueiredo, antigo distrito industrial completamente abandonado, assim como, no outro lado da ferrovia, na Avenida Presidente Wilson, onde está a antiga fábrica da Antarctica, que poderia ser transformado no Shopping da Cerveja e por ai vai.

Outra idéia, caso toda essa área fosse recuperada e utlizada como área comercial é de interliga-la por via férrea com o Memorial do Imigrante, localizado ali nas imediações, que já tem um passeio de locomotiva de curta distância.

A mídia divulgou recentemente um projeto da Prefeitura de São Paulo para a Av. Presidente Wilson. Segundo noticiou alguns jornais a idéia é derrubar todos esses galpões que eles consideram antigos e degradados e trazer para aquela região novos empreedimentos imobiliários. Será muito triste se isso acontecer, ao invés de dar uso a esses antigos galpões, acabando com a história da industrialização que tanto progresso trouxe para esta cidade.

Pelo que me parece, realmente precisamos de mais edifícios, já que ao longo das ruas e avenidas da cidade não vemos nenhum deles abandonados. [sic]


Mooca

Bom exemplo de preservação e utilização. Moinho Eventos. Rua Borges de Figueiredo. Mooca

Mooca

Antiga fábrica da Antarctica Paulista. Fechada há anos. Mooca

Nenhum comentário: