terça-feira, 26 de janeiro de 2010

São Paulo: a caminho de 457 anos

O que vemos, ouvimos e assistimos atualmente pela televisão são somente tragédias. A cidade arrecada muito dinheiro, contudo, o que é aplicado é pouco para tantos problemas a serem solucionados e as chuvas castigam todos os bairros, inclusive as cidades vizinhas.

Que as casas e casarões antigos ainda existentes na cidade não sejam vistos como algo que devam ser demolidos, porque temos que abandonar a idéia de que casa "velha" seja motivo para virar cortiço, ou simplesmente emparedada sem algum uso.

Vivemos em uma cidade que cresceu sem planejamentos e entra administração, sai administração não vemos muitas tranformações pela cidade. O que penso que deveria haver nesta cidade um amor maior por parte da administração pública municipal e TODOS os servidores municipais que olhem para a cidade em todos os seus aspectos como seu escritório de trabalho, porque, onde eu trabalho se vejo algo de errado comunico ao departamento responsável, ou se vejo um papel no chão, vou lá, pego e jogo no lixo.

Talvez eu esteja com uma mentalidade muito oriental, pessoas essas que não jogam sequer um chicletes na rua. Acho que é uma utopia este meu pensamento em pensar que um funcionário da CET esteja preocupado com o lixo da rua, já que este tem olhar somente para o trânsito caótico. O que o servidor da saúde esteja preocupado com as soluções do trânsito.... e por ai vai...

A cidade comemorou ontem 456 anos e deixo através das minhas imagens, não uma homenagem, mas um alerta para que esta cidade seja melhor administrada e possa proporcionar uma melhor qualidade de vida aos seus munícipes.

A Copa do Mundo, Brasil 2014, estará logo implantada na cidade e não vejo até no momento uma obra sequer para melhorar a cidade, uma obra sequer com a bandeira do Brasil e da Fifa.
A população é responsável por boa parte dos problemas da cidade, mas as administrações muito mais, porque nós elegemos quem está no poder e estes fazem vistas grossas aos problemas da nossa amada São Paulo.

Comemorações ou reflexões?



O quintal do Palacete do Barão[1]

Palacete do Barão do Rio Pardo localizado no bairro dos Campos Eliseos, imóvel tombado, abandonado e cheio de lixo: Foto: Hélio Bertolucci Jr.©

Ladeira da Memória, Centro

Detalhe da Ladeira da Memória no Centro da Cidade de São Paulo. Primeiro monumento da cidade, tombado, restaurado pela empresa Votorantim e sem policiamento está sempre atacado por vândalos.
Foto: Hélio Bertolucci Jr. ©

Vila Itororó, Bela Vista. SP

Vila Itororó no Bairro da Bela Vista. Tombado e a espera de ser transformado em um Centro Cultural. Foto: Hélio Bertolucci Jr. ©

Sé

Antigo imóvel na Rua do Carmo, centro da cidade de São Paulo. Foto: Hélio Bertolucci Jr. ©

Bom Retiro

Antiga residência no Bairro do Bom Retiro. Foto: Hélio Bertolucci Jr. ©

Bela Vista

Antigo hotel localizado na Av. Brigadeiro Luís Antonio no bairro da Bela Vista. Imóvel tombado e abandonado. Foto: Hélio Bertolucci Jr. ©

Bela Vista

Hospital Matarazzo localizado no bairro da Bela Vista. Imóvel tombado, fechado e em termos abandonado. Foto: Hélio Bertolucci Jr. ©

Brás

Antiga residência na Av. Rangel Pestana localizada no bairro do Brás. Foto: Hélio Bertolucci Jr. ©

ESPERANÇA.
PARABÉNS PELA PRESERVAÇÃO!

Palacete Helvetia, 1929

Palacete Helvétia, de 1929. Imóvel preservado e sendo utilizado como ponto comercial. Rua Santa Efigênia, no Centro. Foto: Hélio Bertolucci Jr. ©

3 comentários:

Natalia Lima disse...

Dá dó ver esse patrimônio mal tratado ou abandonado. Incluir nas escolas a Educação Patrimonial se fazer urgente, além de políticas publicas mais eficazes.

Marcelo Parise Petazoni disse...

Gostei do seu Blog! O Patrimonio Historico não é tão bem tratado pelos governos. Precisamos sim divulgar e tb alertar sobre a importancia de preservarmos os predios, casa e casarões antigos para a Memória da Cultura Paulista.
Veja o meu Blog sobre SP.http://petazoni.blogspot.com/

Parabéns pelo registro e conscientização de que precisamos preservar nossa Cultura.

Hélio Bertolucci Jr. disse...

Desculpem pela demora nas respostas. As vezes demoro para rever esses comentários.

Que bom que vocês gostam deste trabalho.

Abs,

Hélio