sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Morte da flor-símbolo da cidade: Azaleias

Foto: Hélio Bertolucci Jr.©


Hoje não vou falar sobre casas, casarões, predinhos e todos aqueles dilemas das demolições que acontecem na cidade de São Paulo. Moro no bairro da Bela Vista e muito frequentemente estou na Av. Paulista e  observo muito o cotidiano da região.

Com o calor infernal que aconteceu no último inverno, observei que as azaleias plantadas nos canteiros centrais,  não estavam resistindo ao calor quase desértico. Semana pós semana elas estavam lá, morrendo.

Eu inconformado, fiquei pensando o porquê de existir uma Secretaria do Meio Ambiente que não cuida absolutamente de nada na cidade. As árvores estão cheias de cupins, os parques (moro perto do pequeno parque da Praça 14 bis), estão abandonados. Não existe um trabalho concreto de cuidar e de preservar as áreas verdes da cidade. 

Bem, voltando as azaleias, vi em uma determinada noite que um carro pipa estava molhando todos os canteiros da Av. Paulista. Tarde demais, todas as azaleias já estavam mortas. Recentemente - nesta segunda quinzena de outubro - observei que todas foram sendo removidas.  

Está surgindo agora na avenida um novo estilo de jardim  com pedrinhas, bromélias, cactos, gramas, etc. Talvez um tipo de paisagismo que esteja mais diretamente ligado a entrada de um edifício do que para os canteiros de uma grande avenida.

Ontem, li na Folha de SP que o paisagismo está sendo bancado por um hospital conceituado, iniciativa louvável, já que fez um acordo com a Prefeitura de cuidar da área - acredito que só os canteiros centrais -, pelo período de três anos. Um questionamento. Na Avenida Paulista existem árvores e os canteiros nas laterais. Ninguém vai cuidar? A matéria do jornal ainda comenta que as plantas estavam muito degradadas. Degragadadas ou mal cuidadas?

A Folha de SP , em sua edição de 19 de setembro, já alertava a morte das azáleias e a Associação Viva Paulista pedia uma ação da Subprefeitura da Sé que talvez nada fez ou quando fez já era tarde.

Foto: Hélio Bertolucci Jr.©


Agora uma indignação: Será que ninguém contou ao hospital, ou a empresa de paisagismo que está reformando os canteiros, de que as azáleias sempre existiram na Avenida Paulista e que elas estavam lá por ser a flor-simbolo da cidade?

Com certeza a Avenida Paulista é muito mais bonita florida do que com pedrinhas, cactos e bromélias.


Canteiro da Paulista

Foto: Eli K. Hayasaka





2 comentários:

Elisabeth Lorena Alves disse...

Triste perceber que nossa cidade querida tomba frente ao desejo de enriquecer, frente ao dito progresso. As flores inocentes são as vítimas derradeiras destes governos preocupados em arrecadar apenas mais imposto e que abrem mão de cuidar de nosso patrimônio, destruindo com esta atitude infame a memória de São Paulo.
As azaleias coloridas sempre estiveram por ali, sempre lindas, mas como cuidar cansa, eis o que fazem, aproveitando-se das folgas na Lei, terceirizam o trabalho, sem ao menos explicar a quem vai fazer que substituir as flores da cidade por exemplares diferentes do que a simbolizam é despi-la de sua identidade.
Quem se preocupa com isto?

Hélio Bertolucci Jr. disse...

Obrigado por sua visita ao blog e seu comentário. Nós vamos fazendo nossa pequena parte: elogia e criticar a administração da cidade que está lá por voto direto do povo.