sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Dia do Patrimônio Histórico 17/08/2012

Fui no Google e pesquisei "Dia do Patriônio Histórico+2012+Agenda. A primeira menção foi da cidade de Belo Horizonte, com uma série de programações na Praça da Liberdade. Parabéns a iniciativa à Prefeitura daquele município. 

A Agência Nacional de Brasília terá sessão solene as 18h30 "Ano de valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade".

Na página do IPHAN traz uma matéria grande sobre o Instituto e o a comemoração de hoje. Comenta sobre o "Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade" e a cidade homenageada "São Luiz" por seus 400 anos. 

Fui até a página 5, notícias irrelevantes. Adicionei a minha pesquisa  "São Paulo".

Não achei nada! 

Será que não temos nada a comemorar na cidade? Nós temos lindos monumentos, claro, alguns abandonados como as fontes da Av. 9 de Julho perto da minha residência, que se tornou criadouro de mosquitos. As fontes do Obelisco não funcionam há anos. O monumento encontra-se cheio de infiltrações. Não entendo o porque do desprezo com estes lugares. 

Passo sempre na porta do Masp  e vejo nos espelhos d'água muita sujeira. As luminárias que há anos foram instaladas pela Phillips já estão completamente estragadas. No fundo, os jardins museu estão repletos de lixo. Uns dos mais importantes museus do Mundo é entregue ao usuários de drogas durantes as madrugadas. Ah! ok, não se pode gradear o Masp? Então coloquem seguranças!

Domingo último fui ao Parque do Ibirapuera e e ao avistar o Monumento as Banderias ao longe vi um colorido no topo. Lá estavam muitas pessoas em cima do monumento como se este tivesse sido instalado para tal finalidade. Coitado do Victor Brecheret, deve estar se revirando no túmulo. Será que precisa subir em um monumento para apreciar sua beleza? 

Não fica atrás o Monumento do Ipiranga, no Parque da Independência. As pessoas só ficam felizes quando trepam nos leões, que fazem parte do monumento. 

Acho que é a mentalidade de que "não é proibido" vou subir, vou sentar, vou detonar com este lugar. Por isso cercaram o 14 Bis na Praça Campo de Bagatelle. De outra forma, não existiria nem uma asa do avião.

Fico pensando se pudessem subir na cabeça do Cristo Redentor como ele estaria hoje? Talvez sem cabeça!

Monumentos, casas históricas, etc. precisam ser respeitadas mesmo que em lugares públicos. Bem, nem vou me prolongar com o resto das obras que estão em praças públicas, pichadas e abandonadas.Casas históricas abandonadas!!!

É, uma das maiores cidades do Mundo talvez tenha pouco o que comemorar.

Praça da Sé,

Praça da Sé. Foto: Hélio Bertolucci Jr ©

Rua Dom José Gaspar, Centro

Rua Dom José de Barros, Centro. Foto: Hélio Bertolucci Jr  

  
No último dia 08 saiu notícia de que a Prefeitura irá restaurar a fonte da Praça Julio de Mesquista. 
Notícia boa, mas quero ver quando tempo ela ficará intacta. 



E ai eu me pergunto. Até quando? 


Um comentário:

sulapiesan disse...

Lamentavelmente isso é o resultado do descaso de muitos.

Só nos resta continuar atentos e denunciar.

Abraços