segunda-feira, 18 de junho de 2012

Demolições no bairro da Pompéia

Ontem, estive no SESC Pompéia com um grupo de amigos fotográfos visitando duas exposições. Depois nos dirigimos ao Shopping Bourbon, para um café.

Ao atravessar a Rua Turiassú em direção ao Shopping, observei um local aberto em obras, perguntei a um dos amigos "O que havia aqui que não me lembro?". Um dos amigos: "Um posto de gasolina e o no resto do quarteirão residências". Fiquei intrigado!

Hoje pesquisando na internet achei algumas reportagens, inclusive no site da Prefeitura, de que está acontecendo ali a Operação Urbana Água Branca e farão uma "praça antienchente". Praça antienchente?

Não conheço o projeto, não sou engenheiro, sou um cidadão observador do que acontece na cidade. Mas será que para resolver o problema do bairro tinha necessidade de tantas demoliçôes?

Como se a Prefeitura da cidade cuidasse tão bem das praças e bueiros da cidade.

Aqui onde moro no bairro da Bela Vista, águas pluviais estão vazando pelo asfalto da Av. Nove de Julho. Empresas contratadas pela Prefeitura já fizeram três vezes o desentupimento de alguns bueiros. O mais engraçado que eles fazem o desentupimento de um lado da rua (Rua Dr. Plínio Barreto) e do outro lado alguns todos entupidos. A região está repleta de bueiros entupidos!

Reclamações a parte, fica aqui o registro de mais esta mudança urbana na cidade e demolições de antigas residências.


 Imagem: Google Street View




2 comentários:

Doralice Araújo disse...

"cidadão observador" é de maior número de observadores, caro Hélio, que as prefeituras brasileiras precisam.


As construções irregulares e a derrubada dos prédios que contam a história arquitetônica das cidades precisam ficar na mira dos "observadores", meu amigo blogueiro.

Você fez o registro do fato; a internet, esta caixinha de guardados, fará o serviço na hora certinha. Jamais ouvi falar de "praça antienchente" , mas estou curiosa. Que tal perguntar aos projetistas da PM de SP?

Hélio Bertolucci Jr. disse...

Pois é Doralice.

A gente ouvia falar em piscinões, mas praça antienchente é novidade em São Paulo.

To achando que isso ai tem a ver com a "beleza" do Shopping Bourbon.