sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Cracolândia, uma região com belas construções!

Um cancro na parte antiga da cidade de São Paulo. Os projetos urbanísticos não saem das pranchetas, a Prefeitura da cidade parece que só resolveu desapropriar os imóveis, demolir outros e largou tudo ao Deus dará! 

Enquanto isso, o problema vai crescendo, o serviço social do município talvez não tenha estruturas para dar apoio e tratamento a estas pessoas e o tema acaba virando estatístico e dos noticiários. 

A região está tentando se revitalizar, se reerguer. No final do ano passado foi inaugurado o SESC Bom Retiro e o teatro Grande Otelo localizado no complexo do Liceu Coração de Jesus. 

Uma região com belas construções que vale a pena sair desta situação degradante. Tomara que 2012 seja o ano da revitalização de toda aquela região.

Imagem: Google Street View


Algunas das arquiteturas que você poderá apreciar na região:

Fotos: Hélio Bertolucci Jr. ©

Av. Duque de Caxias

Estação Sorocabana

Estção Júlio Prestes

Al. Cleveland. Imóvel utilizado pela Prefeitura de São Paulo


Liceu Coração de Jesus

Antigo Palácio do Governo do Estado de São Paulo

Largo Coração de Jesus


Museu da Energia. Antiga casa da família Santos Dumont

2 comentários:

Doralice Araújo disse...

Observar, cuidar e preservar as antigas construções são verbos nem sempre conjugados pelos que administram as nossas cidades, prezado Hélio.


Ainda bem que você e alguns blogueiros atentos não deixam de registrar a negligência, o descaso e as tentativas raras de cuidado com as antigas construções públicas, além do casario particular alvo da especulação imobiliária gananciosa.

Saúde! Ânimo renovado em 2012 para todos nós!

Hélio Bertolucci Jr. disse...

Pois é Doralice. Pelo menos a gente reclama, reclama, opinia, opinia....quem sabe um dia teremos uma melhor qualidade de vida.