terça-feira, 8 de novembro de 2011

Solar da Marquesa dos Santos, reabrirá para visitação

Foto: Hélio Bertolucci Jr. 







VANESSA CORREA
DE SÃO PAULO 

Depois de três anos de obras, o Solar da Marquesa de Santos, ao lado do Pateo do Collegio, no centro da capital paulista, reabre para visitação no dia 19.

Na inauguração, a mostra será sobre a própria marquesa Domitila de Castro Canto e Melo, célebre amante de Dom Pedro 1º, com exposição de seus objetos pessoais. 

A marquesa de Santos foi dona do imóvel de 1834 a 1867 e as festas que promovia se tornaram famosas.
Depois de sua morte, em 1867, o solar sofreu reformas que mudaram a estrutura original. 

Segundo a prefeitura, não foi possível fazer um restauro que reproduzisse características originais de qualquer uma das épocas de ocupação do solar. Por isso, optou-se por preservar elementos importantes de cada uma das modificações mais antigas. O restauro do casarão do século 18 custou R$ 2,7 milhões.
Ao lado, a Casa Número 1 também foi restaurada e custou R$ 4 milhões. 

A Casa Número 1 reabrirá no mesmo dia que o solar, com exposição de Guilherme Gaensly, fotógrafo da Cia. City, mais conhecido pelas fotos de postais paulistanos do início do século 20. 

O imóvel passará a ser sede da Casa da Imagem, que cuidará do acervo iconográfico paulistano, com cerca de 600 mil fotografias. Essas imagens, digitalizadas, ficarão acessíveis para consulta.
SOLAR DA MARQUESA E CASA DA IMAGEM
INAUGURAÇÃO 19 de novembro
ENDEREÇO rua Roberto Simonsen, 136, centro
FUNCIONAMENTO de terça a domingo (o horário ainda não foi definido)
QUANTO grátis
INFORMAÇÕES www.museudacidade.sp.gov.br

6 comentários:

Anônimo disse...

Caro Hélio, sou seguidora do blog e leio todos os posts. É muito bom saber que há gente que preza a preservação da história da cidade, do estado e do país, assim como eu. Felicidades a você e sucesso!

Hélio Bertolucci Jr. disse...

Vania,

Obrigado pela visita e comentário. Creio que não faltam assuntos desta áreas, nos falta talvez um pouco mais de tempo e confesso, as vezes sou meio preguiçoso (rs). Mas vamos noticiando aquilo de relevante e quem sabe a gente consiga salvar algo. Abs.

Roberta Fonseca Winter. disse...

Que bacana! Quero conhecer o museu. Na visita guiada da Fazenda Resgate, há informação que um cravo no Salão Azul pertenceu a Marquesa de Santos. Tudo de bom!

Leandro disse...

Hélio, mais uma vez, parabéns pelo trabalho feito no Blog.
Visitei as duas casas e sem dúvida, vale a pena. Ainda pretendo retornar com mais tempo.
As restaurações foram muito bem feitas e as exposições são ótimas.

Hélio Bertolucci Jr. disse...

Obrigado Leandro pelo comentário. Preciso visitar o Solar e a Casa nº 1.

Leandro disse...

No Solar, é interessante que disponibilizaram o acesso ao banco de imagens do museu. Tem desde Becherini, Militão, Gaensly até os mais desconhecidos. Pagando, é possível solicitar a imagem em alta resolução.
Inclusive, tem fotos recentes da Vila Anastasi.