quinta-feira, 7 de abril de 2011

Hotéis de charme

Quando postei a foto do Hotel Continental, me lembrei de uma reportagem guardada nos meus emails, sobre hotéis de charme. Este é um filão pouco explorado no Brasil, onde nossos hotéis são classificados, na sua grande maoiria,  com estrêlas.

Existe aqui no Brasil "roteiros de charme"  com pousadas, hotéis e resorts localizados geralmente em cidades interioranas de treze Estados brasileiros. Estes hotéis fazem parte da Associação de Hotéis Roteiros de Charme.

Com grandes eventos que acontecerão aqui no Brasil como a Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas de 2016, poderiam explorar este filão também nas capitais, utilizando construções locaalizadas em prédios históricos ou de valor cultural. Espaços que se distinguem dos outros hotéis pelo seu cunho histórico ou patrimonial dos edifícios onde estão instalados. São locais plenos de história e de encanto, onde a modernidade e luxo das instalações se conjuga na perfeição com a tradição e cultura do país ou da região.

Ser um hotel de charme precisa ter também como objetivo bom gosto, atenção com pequenos detalhes, paixão de servir, conforto compatível com expectativas dos hóspedes, localização privilegiada, construção adequada ao meio ambiente e à região.

Claro, em se tratando da cidade de São Paulo que hoje tem uma paisagem de concreto, instalar um hotel de charme, o primeiro passo é escolher uma região agradável dentro da cidade e que principalmente esteja bem localizada.

O Hotel Santa Tereza , localizado no tradicinal bairro de Santa Tereza, na cidade do Rio de Janeiro, denominado hotel boutique, segue a linha de hotel de charme. Este hotel já é considerado um dos mais bonitos da América do Sul.

Portugal tem larga experiência na área de hotel de charme. Tanto em Lisboa como em  cidades como Amarante, Cascais, Estremoz, etc. encontramos hotéis de charme instalados em Fortes, Quintas, Estalagens e Conventos.

Algumas construções na cidade de São Paulo que poderia ser transformadas em hotéis de charme:
Casa da Família Buarque de Hollanda
Residência fechada no bairro do Pacaembú

Brás
Hotel no Brás

Centro
Rua Silveira Martins, Centro

Sé
Rua Roberto Simonsen, Centro

Bela Vista
Antigo hotel na Av. Brigadeiro Luis Antonio, Bela Vista

Casa estilo normando, Bela Vista
Rua Treze de Maio, Bela Vista

Fotos: Hélio Bertolucci Jr.©


...e tantas lindas construções existentes na cidade.

--------------------------------------------------

No próximo dia 28 de junho, São Paulo recebe a "Exposição Fotográfica Pousadas de Portugal". A mostra reunirá 12 imagens de fotógrafos profissionais dos hotéis da rede Pousadas de Portugal, que é composta por hotéis de charme abrigados em edifícios do patrimônio histórico português como castelos, fortalezas, mosteiros e conventos.

Local: Sede do Consulado de Portugal

Fonte: Revista Hotéis

2 comentários:

Doralice Araújo disse...

Como seria bom se as belas edificações recebessem restauração, além do aproveitamento sugerido por você, prezado Hélio.


As sua postagens são encantadoras, pois despertam em nós a vontade de fazer parte de uma cruzada para "brigar" com os demolidores da história arquitetônica.


Receba o meu abraço e a certeza da leitura atenta e do compromisso coletivo para fortalecer a causa comum, caro blogueiro.

Hélio Bertolucci Jr. disse...

Doralice,

Obrigado por seu comentário.