Rua Fernandes Silva, Brás. |
A primeira foto corresponde a casa 249 ainda de pé, mas em péssimo estado de conservação. Essa casa 249 era gemea da casa 257 (hoje um lava rapido). Eu morava na casa ao lado, 263, (hoje um armazem que se vê ao lado direito). Como sou saudosista, já que tratam-se de imoveis antigos, (inicio do seculo), fiz uma montagem pelo photoshop mostrando como eram as duas casa gemeas (249 e 257). e ainda fiz um detalhe da casa 249, tudo isso aproveitando imagens do mapas-google.
Muito obrigado João pelo contato. Andei visualizando a região onde os registros foram realizadas e percebi que ainda existem muitos imóveis e antigas fábricas.
Ainda bem que hoje temos o Google Street View que surgiu recentemente e nos ajudará com seu pioneirismo em guardar estas memórias.
2 comentários:
No bairro do Brás, mais especificamente na area próxima a rua do gasometro encontram-se muitos imoveis antigos. As fabricas desativadas do Moinho Matarazzo, Mariangela Matarazzo e outras existentes nesse trecho desde o fim da decada de 1890 e hoje tombadas pelo condephat, empregavam grande quantidade de operarios que residiam nas proximidades. Assim é que, apesar do tempo, ainda encontramos nesse local cortiços e vivendas simples desse povo trabalhador, algumas conservadas e outras em estado de deterioração. O moinho matarazzo, aliás, já serviu de palco para novela da TV e, inclusive, na esquina entre as ruas monsenhor andrade e bucolismo, existe uma cantina, sem que tenha havido grandes modificações da obra de origem. A ex-fabrica de tecidos e algodão, Mariangela Matarazzo, na propria rua Fernandes Silva, hoje abriga um super centro de materiais diversos para construções, desde madeiras até fechadura e mantem as caracteristicas externas da construção primitiva.
Prezado (a),
A cidade e muito grande para conhecermos tudo. Agradeço sua dica e vou me programar para um dia visitar o lugar onde você sugeriu. Abs,
Postar um comentário