terça-feira, 31 de agosto de 2010

Villa da Mooca


Rua da Mooca, upload feito originalmente por Hélio Bertolucci Jr..

A Villa da Mooca, localizada na rua do mesmo nome, é ainda um dos ícones da Mooca antiga.

O que sobrou daquela época foi somente este portal, pois a maioria das casas já estão com "novas" fachadas, perdendo totalmente o estilo das antigas vilas italianas. Nela viveu, sua infância, o canditato a Presidência da República, José Serra.

A Villa era composta de casinhas térreas geminadas, sendo as duas da frente usadas para comércio. Pelos idos de 1950, as casas foram sendo demolidas ou reformadas, transformando-se em sobrados. A transformação das casas da frente abalaram a estrutura do arco de entrada e no fim dos anos 1970 ruiu o frontão. Pensaram em demolir o arco , mas houve protesto, bate-bocas e a italianada acabou vencendo. O arco foi reforçado e impediram que removessem a denominação " VILLA DA MOOCA".

Muitas pessoas que passam nesta rua acham que este portal foi sempre assim, o que não é verdade, era muito mais suntoso conforme fotos de 1915.



Colaboração: Wilson Natale

2 comentários:

Anônimo disse...

Na rua da Mooca existe também a Vila Carolina. É um portal nesse estilo com uma estatúa linda de uma menina ou mulher dentro!

Parabéns pelo relato!

--
--
Fernando Rodrigues Salvio
Associação VIVAOPARQUE
http://vivaoparque.wordpress.com
Twitter: http://twitter.com/fernandosalvio
Veja também: http://vivaaverdade.wordpress.com

Hélio Bertolucci Jr. disse...

Oi Fernando.

Talvez o portal da Vila Carolina não estava dentro do nosso trajeto. Vou verificar onde está localizado. Eu mesmo fiquei interessado em fotografa-lo.

Obrigado pela dica.