segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Leitora escreve...

..para o blog criticando o desmantelamento do bairro da Mooca que está sofrendo com muitas demolições, principalmente dos antigos galpões fabris e agora de outras construções históricas como parte do Instituto Pedagógico Maria Montessori, em especial a creche.

A mídia divulgou este ato há algumas semanas e desejamos que o Conpresp ou o Condephaat tenha tomado alguma atitude. Creio que os moradores, antigos funcionários e alunos da Instituição devam continuar fazendo barulho para que esta construção dos anos 1930 não seja demolida. O espaço deste blog está aberto a todas as denúncias de vocês!

Abertura do Processo de Tombamento - Conspresp - Resolução 03/CONPRESP/2010

Foto: Fernando Martinez - Site: Jogos Perdidos



Olá Helio blz??


Venho relatar com tristeza mais um esquartejamento que está sendo feito no meu bairro, a Mooca, ultimamante meu bairro está sendo sendo dilacerado pelo mercado imobiliário, só que desta vez eles foram longe demais. Atacaram o NINHO JARDIM CONDESSA MARINA CRESPI, o prédio faz parte do complexo de predial do Conifício Crespi, que hoje abriga o Hipermerdado Extra, seus depósitos, o estoque do Armarinhos Fernando (vizinho ao mercado)e em frente ocupando o restante do depósito,o próprio Armarinhos.

O prédio sempre foi destinado a educação, no princípio a creche para os filhos de funcionários da empresa Crespi, depois, o andar superior abrigou o Instituto Pedagógico Maria Montessori e no piso inferior a Creche da Prefeitura, que levava o nome do prédio.Por fim foi a Escola Técnica Meta.


Os moradores da região mobiizaram-se sobre a interditação de mais um monumento que conta a história de São Paulo, especialmente da Mooca. Mas pelo visto o resultado não foi muito favorável à preservação da escola.

Fico mais triste, pois não só estudei, como trabalhei lá no ano de 1997 e com isso sinto que um pedaço de mim está sendo demolido junto.

Obrigada pela atenção
Carla



Visualizar Chega de Demolir S!P em um mapa maior


Construção tem pedido de tombamento
Vitruvirus - Minha cidade

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Hélio, beleza?

Aquié o Fabio, do Flickr, aquele que está no Japão.

Gostei bastante do seu blog, muito relevante.

Estou voltando entre dezembro e janeiro e estou com alguns projetos na cabeça. Um deles é retratar alguns aspectos da cidade de São Paulo...

Bem, vim aqui para dar os parabéns pelo blog e dizer que, quando eu voltar, vou querer contribuir de alguma maneira... isso se você quiser é claro.

Um abraço e parabéns

Hélio Bertolucci Jr. disse...

Oi Fábio,

Fico feliz pela sua visita ao blog. Obrigadão.

Posso lhe dizer que este blog tem muito a ver com nossos encontros e nossas andanças pelos bairros.

Só assim tomei coram em executar este projeto, claro, tomando por idéia alguns outros trabalhos feito Brasil afora.

Com certeza, sua contribuição será muito bem-vinda.

Abraços