terça-feira, 3 de agosto de 2010

Fóssil arquitetônico


Somente andar pelas ruas da cidade não basta para se conhecer os problemas que nela estão infiltrados.

As vezes é necessário ter um “olhar de águia”, do alto de algum edifício, para observar como a cada dia a cidade cresce verticalmente, aparecendo mais e mais edifícios, principalmente nos bairros mais distantes e escondendo muitos dos seus problemas.

Do alto do edifício Copan – uma das obras mais famosas do arquiteto Oscar Niemeyer e que está precisando de restauração urgente -, observei uma pequena construção, que pára quem passa numa rua fechada ao trânsito, é mais uma daquelas construções antigas entregues ao abandono.

Trata-se de um imóvel que está aos cuidados da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com uma placa “Escola Estadual Caetano de Campos”, na Praça Roosevelt (Rua João Guimarães Rosa). A edificação está praticamente destruída e com certeza esperando há anos por restauração.

Do que era talvez uma residência – porque não tem projeto arquitetônico de que ali funcionou uma escola -, restou somente a sua estrutura de tijolos e sem a proteção do  telhado com certeza isso tende a desabar.

É um verdadeiro fóssil arquitetônico onde não existem mais portas e janelas. A vegetação toma conta de todos os cômodos, tornando-se os únicos habitantes de mais uma construção histórica abandonada na cidade de São Paulo.




 
 Fotos: Hélio Bertolucci Jr. ©





Visualizar Chega de Demolir S!P em um mapa maior

Nenhum comentário: