quarta-feira, 28 de julho de 2010

Que pena! Novos tombamentos na cidade (Bela Vista)


Hoje registrei duas destruições na Rua Santo Antonio, no bairro da Bela Vista (Bexiga). A primeira estava habitada até pouco tempo, mas devido ser uma construção muito antiga não resistiu ao seu tempo. Não sei se aconteceu alguma coisa com esses moradores, ou se simplesmente ela não desabou e então resolveram tombar.





A outra - chegou a sair nos notíciários da cidade -, era habitada e desabou com muitas pessoas morando neste imóvel. Felizmente nada de mais grave aconteceu, mas a Prefeitura de São Paulo concedeu licença para demolição. Este imóvel - imagino que seja do final do século XIX - estava para vender há anos.









Parabéns aos órgãos de preservação do patrimônio histórico que deixaram dois exemplares da história arquitetônica da cidade ser "tombado".


Exibir mapa ampliado - (Vista da região - Google Street View)

6 comentários:

Veri disse...

Como isso é triste... ninguém se preocupa com nada, a não ser o dinheiro, e, talvez, a possibilidade de se construir um prédio no lugar pra cobrar impostos mil. Hélio, gostaria de t perguntar uma coisa, passei na Brigadeiro Luis Antonio e lá, tem alguns casarões abandonados, inclusive um de esquina q, se não me engano, era um hotel. Vc tem algum tipo de notícia sobre tais imóveis??

Hélio Bertolucci Jr. disse...

Oi Veridiana,

Na Av. Brigadeiro Luis Antonio tem muitas construções interessantes.

Eu fiz uma foto que talvez seja o imovel que comentou:

http://www.flickr.com/photos/chegadedemolirsp/3963475348/in/set-72157622309165091/

Eu acredito que este imóvel seja tombado, mas pelo seu estado ninguém quer alugar ou assuimir devido ao seu estado de deterioração. Abs e obrigado pelo comentário.

Veri disse...

Oi Hélio,

É esse mesmo! Passei por lá quinta passada e vi q uma das janelas está, praticamente, solta.. se ela despencar, vai ser bem no meio da calçada. É uma pena q os imóveis fiquem nesse estado... Poderia alguma boa alma querer assumi-lo, coisa quase impossível...

obrigada pela atenção! ;)

Jorge Luis Stocker Jr. disse...

Acho incrível a que nível chega a hipocrisia dos setores e comissões responsáveis pelo patrimônio cultural.
Os critérios para proteção são absurdos, praticamente um "8 ou 80", protegendo apenas (algumas) graaandes e importantes obras de forma integral e deixando a margem centenas de prédios com peculiaridades interessantes.
Não é questão de realizar tombamento municipal em tudo, mas de inventariar e proteger o máximo de características possíveis dessas pequenas edificações, possibilitando novos usos...

Hélio Bertolucci Jr. disse...

Veridiana,

Também concordo que o imóvel deveria ter uma utilidade. Aliás, com a falta de insegurança no País, muitas pessoas estão optando por morar em apartamentos. Não basta somente a utilização de imóveis antigos, o Brasil tem tantos problemas que muitos fecham os olhos. Abs,

Hélio Bertolucci Jr. disse...

Jorge,

Concordo plenamente com sua opinião. Você também faz um trabalho incrível no Sul. Parabéns.