terça-feira, 27 de julho de 2010

Educação patrimonial nas escolas. Uma idéia a ser copiada

(Divulgação)

A cidade gaúcha de Pelotas lançou no último dia 26 dois livros didáticos de educação patrimonial, em parceria com as Secretarias de Cultura e Educação daquele município.

A idéia dos livros é buscar uma linguagem acessível e com riqueza de imagens, levando aos alunos a reflexão perante e a importância de se conhecer e preservar o patrimônio histórico da cidade.

Com tiragem de oito mil exemplares, os livros serão distribuídos em todas as escolas do município sejam elas públicas ou particulares. O projeto teve financiamento do Projeto Monumenta, do Ministério da Cultura.

Esta é uma idéia que deveria ser copiada por todos as cidades brasileiras, principalmente os grandes municípios que tem dentro do seu orçamento verbas para áreas culturais.

Parabéns Pelotas!

4 comentários:

Natalia disse...

Que maravilha!!! Será que há como adquirir este livro para ser implantado em outras cidades? Quero montar um projeto de educação patrimonial aqui no Rio.

Hélio Bertolucci Jr. disse...

Natália,

Escreva para a Secretaria de Cultura daquele Munícípio. Deixo aqui o link do jornal que li a reportagem.

http://www.diariopopular.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?id=3&noticia=24120

Jorge Luis Stocker Jr. disse...

Ótima iniciativa, educação patrimonial é o melhor meio de, a longo prazo, garantir mais sensibilidade da população a causa.

Hélio Bertolucci Jr. disse...

Jorge,

Como diz o velho ditado "é de pequeno que se torce o pepino" (rs).

A galera não tem amor as cidades e poucas se interessam por assuntos de patrimônio histórico.

As famílias também um certo grau de responsabilidade nisso, se inserisse nas brincadeiras um pouco de história do Brasil, das cidades, etc.

Meus pais desde pequeno sempre me incentivaram as artes e olha que eles tem pouco grau de instrução.

Abs,