segunda-feira, 19 de julho de 2010

Denúncia: Imóvel histórico da Mooca é demolido sem autorização


Mooca, upload feito originalmente por Hélio Bertolucci Jr..

Foto meramente ilustrativa: Antiga fábrica dos Matarazzo, semi destruída e é tombada, localizada na Rua Borges de Figueiredo - Mooca

Rodrigo Brancatelli - O Estado de S.Paulo - 19/07/2010

Esta é uma história que resume em poucos parágrafos o estado do patrimônio histórico de São Paulo - incluindo aí noções tão caras ao paulistano, como a função do poder público e a exploração do mercado imobiliário. Tudo isso pode ser visto ali na Avenida Alcantara Machado, na Mooca, onde, há quase um ano, imóveis históricos do passado fabril do bairro foram demolidos sem autorização da Prefeitura, que por sua vez não evitou a destruição.


No bairro - que hoje está na mira de ações de revitalização da Prefeitura -, os galpões, as casas operárias e um palacete do século passado faziam parte da antiga Indústria de Tecidos Labor, fundada na década de 1910 e localizada entre os números 630 e 800 da Alcantara Machado. Apesar da degradação nas últimas décadas, era um exemplo perfeito da importância das indústrias têxteis da Mooca, junto ao Cotonifício Crespi e à Alpargatas.

A matéria continua:

Nota do blogueiro: Por isso, no mínimo, faço um trabalho fotográfico com este assunto. Vão se as construções, ficam as fotografias. No mínimo a Prefeitura e o Governo do Estado/Condephaat, deveriam embargar a obra e aplicar multas caríssimas. Se é a localidade que estou pensando, bem próximo tem a antiga fábrica dos Lenços Presidente que já foi a balada Fabbrica 5 e hoje está completamente abandonada.

2 comentários:

Guilherme da Costa Gomes disse...

Olá Hélio, muito bom o seu blog! Peço que conheça um pouco de minha cidade: Brazópolis-MG. Há muito por se preservar ainda. Faço parte do Conselho municipal, mas não tem 'ação'. Cidade pequena as variantes são muitas e o senso comum ainda é contra.

http://fotosdebrazopolis.blogspot.com/

guilhermedicin@hotmail.com

Grande abraço,

Hélio Bertolucci Jr. disse...

Oi Guilherme.

Legal seu contato e seu trabalho. Imagino o quanto seja problemático trabalhar com preservação em municípios de menor porte. Mas seu trabalho é louvável.
Uma dica, coloque suas fotos no Flickr e divulgue-as nos grupos relativos a patrimônio histórico. Tem muito grupo bacana por lá. Abs,