quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Colaboração: Salas de cinema

Cine São Luiz em Pirituba. Foto: Antonio Ricardo Soriano

Sala de cinema em Pirituba. Foto: Antonio Ricardo Soriano

Antes de existir as salas multiplex nos shopping centers, cada bairro possuia uma ou duas salas de cinema, salas muito grandes, com tela gigante e cortinas que abriam ao começar as sessões.

Morador do Tatuapé, divisa com a Mooca, frequentei a sala do cine Vitória situado na Av. Álvaro Ramos, depois dividida em duas e com nova denominação para Cine Fontana I e II. O Cine Vitória atualmente virou uma grande loja de móveis, sem nenhum resquício de que ali existiu uma sala de cinema.


Frequentei também o Cine Japi localizado na Rua Emilia Marengo na Vila Gomes Cardim - hoje denominado Jardim Anália Franco. Esta sala, se não me engano, foi demolida e construído no seu lugar o edifício Itambé. Era muito comum nos finais de semana reunirmos uma turma e irmos assistir - além dos famosos filmes do Roberto Carlos -, os programas do apresentador Barros de Alencar que era transmitido ao vivo, não sei se para alguma emissora de TV ou de rádio, acho que para a Rádio Tupi. Eu tinha na época uns 10 ou 11 anos.


Muito antes disso, tenho uma vaga lembrança do Cine Leste que existiu na Praça Silvio Romero. Fomos ver uma sessão de cinema patrocinada pelo sabão em pó Rinso. Esta sala depois virou a rede de supermercados Eletroradiobras do grupo Pão de Açucar. No início dos anos 1990 foi demolido e no local existe um edifício.

Claro, quando comecei a trabalhar em 1977 frequentei muito na região central a cinelândia. Também as salas da Av. Paulista e algumas outras salas de outros bairros: cine Ouro Verde na Rua da Mooca, cine São Jorge na Av. Celso Garcia, cine Vila Rica na Av. Santo Amaro. Quando o filme interessava, não mediamos esforços em ir para algum bairro mais distante.

Recentemente recebi do colega Antonio Ricardo Soriano do blog Salas de Cinema de São Paulo, duas fotos de salas que existiram no bairro de Pirituba, na Av. Cristo Rei. A primeira foto é do Cine São Luiz que mantém a fachada preservada e atualmente funciona um buffet. Sobre a segunda sala de cinema ele não comentou o nome mas a fachada está preservada e atualmente funciona uma pizzaria.

Ricardo faz um trabalho excepcional que deve ser visitado por todos! Para alguns, conhecer sobre a história das salas de cinema da cidade de São Paulo, que foram muitas. Para outros, relembrar sua infância e juventude de uma cidade que mudou muito e hoje confina os cinéfilos nas salas de shopping centers.

Um comentário:

Johnata Zorzi disse...

Oi Hélio,

Estava vendo um post no blog http://salasdecinemadesp.blogspot.com/ e vi um comentário seu falando de salas de cinema em Pirituba. Morei lá e nem imaginava q antigamente havia cinema naquela rua.
Uma vez fiz um passeio por Pirituba com o grupo VivaSP e fomos parar num rua onde fica a entrada de uma pedreira. Alí haviam uma Igreja e um Cinema abandonados. Devo ter as fotos de lá.
abraço,
Johnata Zorzi