segunda-feira, 17 de agosto de 2009

17 de Agosto: Dia do Patrimônio Histórico

Como anda o patrimônio histórico da cidade de São Paulo? E do Brasil? Tem muita coisa legal preservada, mas creio que tem muito o que se fazer.

Aqui na maior cidade da América Latina, há anos muitos prédios, praças, monumentos, etc. aguardam o seu tombamento e restaurações. Isto não quer dizer que serão muito bem cuidados ou preservados, já que temos aqui o furação das pixações que não dão trégua e atacam tudo o que encontram pela frente. Existe uma lei que pune este tipo de ato e que de certa forma poderia frear estes vandalismos, mas com tantos outros problemas é feito vistas grossas já esse problema entra na esfera social.


Este trabalho, Chega de Demolir S!P, homenageia nesta data dois lugares bucólicos existentes e quase desconhecidos dos moradores da cidade de São Paulo. Um é a Vila Economizadora tombada como patrimônio histórico, localizada bairro da Luz e o outro lugar - não muito longe dali - a Vila Micheli Anastasi, no bairro do Bom Retiro.





P1030099



Vila Economizadora - Foto: Hélio Bertolucci Jr.




P1030100



Vila Economizadora - Foto: Hélio Bertolucci Jr.



Entrada da Vila Micheli Anastasi, Bom Retiro. Foto: Hélio Bertolucci Jr.



Vila Micheli Anastasi, Bom Retiro. Foto: Hélio Bertolucci Jr.





Visualizar Vilas em um mapa maior



2 comentários:

Sandra Guimaraes disse...

Hélio, eu sou a Sandra do Descobrindo São Paulo, primeiro gostaria de agradecer seu recadinho simpático e a dica sobre hotéis, farei com ceretza. Percebi voce como eu e tantos paulistanos, não nos conformamos com a falta de memória do nosso povo. Não sei se voce passeou pelo blog e pode perceber que sou uma apaixonada pelo centro de São Paulo e tento de todas as maneiras ajudar a todos os projetos que tentam revitalizar o centro. Vou colocar seu link na minha lista e voce se quiser pode colocar o meu.`De uma certa forma espalhando esse nosso sentimento que sabe ele se torne uma realidade.Percebi também que voce colocou esta postagem sobre Vilas. Eu estou montado uma sobre vilas também, mas faltam fotos. Eu gosto de ir pessoalmente no local, se tiver mais endereços pode me mandar...heheh
Grande abraço e vamos nos falando
Sandra Guimaraes.

Coisas de Ada disse...

Meu caro, gostei de sua visita e comentario. Arquitetura que resiste é uma tag que criei em meu blog, porque sou apaixonada por casarões, historia da cidade, arquitetura e preservação da memoria. Sempre que posso faço meu registro. Vou te acompanhar... sei que aprenderei muito. Esta Vila etá no meus planos de visitar e fotografar. Eu soube dela quando fiz uma pesquisa sobre o castelinho da Brigaeiro..o dono do castelinho era um dos donos desta vila...
Um abraço vamos trocando informações?