quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Rua Frei Caneca

Hoje vou falar de uma das ruas mais famosa do bairro em que eu trabalho, a Bela Vista.

Com 1,5km a Rua Frei Caneca é uma das ruas mais elegantes da região e talvez a mais famosa,  liga a Av. Paulista a Rua Caio Prado, sentido baixo Augusta.
Nela estão inúmeros edifícios e dentro de breve ganhará mais três torres de alto luxo, no lugar onde existiu a concessionária Ford Frei Caneca. Ao lado deste novo condomínio, também sobe um edifício comercial de alto padrão.

Alguns dos vizinhos famosos são: o Shopping Frei Caneca, o Hotel Della Volpe, o Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Casa de Dante, a Paróquia do Divino Espírito Santo, a balada “A Loca” e a antiga Maternidade São Paulo desativada em 2003. Nesta maternidade nasceram personalidades como Amyr Klink, Paulo Maluf, William Bonner, Suzana Vieira, Olga de Oliveira e Nelson Motta.

Esta rua também é um reduto da comunidade LGBT com alguns estabelecimentos comerciais voltados para este público. Criada no ano de 2008, a Associação GLS Casarão Brasil, se instalou em um antigo casarão restaurado. A ONG trabalha na área da inclusão social, prevenção de doenças, orientação sexual entre outras parcerias. Naquele mesmo ano o presidente da entidade levou à Câmara Municipal um projeto para tornar a primeira rua oficial gay da cidade, mas muitos moradores descontentes com a idéia conseguiram barrar o andamento da proposta.

Caminhando por esta rua, observamos que a maioria das construções são edifícios residenciais, mas algumas antigas casas e casarões sobreviveram e estão bem conservados. Achei um exemplar de 1898 que tem como vizinhos dois estacionamentos. Isto quer dizer que aguardam que os proprietários das duas antigas casas se desfaçam de seus imóveis para lá virar um grande terreno.



A fachada de uma antiga casa aparentemente abandonada



Nos anos 1990 neste imóvel existiu o Sanjas Jazz, um lugar muito badalado. 








Casa da família Zeffiro, transformada em restaurante





1898

Imóveis residenciais. Uma das casas descaracterizada



Dois estacionamentos vizinhos

Consolação

ONG GLS Casarão Brasil

Consolação

Casa de Dante (Centro Cultural Italo-Brasileiro)


Quem foi Frei Caneca? Joaquim da Silva Rabelo, depois Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo, mas popularmente conhecido apenas como Frei Caneca, nasceu em Recife, 20 de agosto de 1779 e na mesma cidade faleceu em 13 de janeiro de 1825. Foi um religioso e político brasileiro e esteve implicado na Revolução Pernambucana (1817) e na Confederação do Equador (1824). Como jornalista, esteve à frentedo Typhis Pernambucano.

Um comentário:

Anônimo disse...

We Show You Celebrity Topless Pics, Nude Photos, Celebrity Home Porn, Nipple Slips And Paparazzi Oops At Thenudecelebrities. [url=http://www.fishingonline.us/fishing-tackle-and-equipment/searching-for-a-nude-model-for-your-next-shoot/]www.fishingonline.us/fishing-tackle-and-equipment[/url]